Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/55

Wikisource, a biblioteca livre

ALM

��AMA

��

��S9

��liforme, que nasce no fundo da loja, ora um ovulo deitado, ora dois vulos deitados ou collateraes.

Os fructos so seccos ou drupaeeos, contendo ordinariamente uma s se- mente : esta encerra um embryo des- provido de endosperma.

AlBBteee^ueiro da beira cl

rio. uma planta que tem virtudes anti-rheumaticas, e 6 applicada contra as ulceras.

AlBiieee||:iieiro liravo. Amyris silvaticus. Fam. das Terehmthaceas. Arvore resinosa ; folhas alternas, pin- nadas, impares ; difere essa espcie da subsequente, em serem menores as fo- lhas, e o fructo no ser vermelho.

AltiBec?j,-eiro Bititaiso tias Ala- g:oas. Elaphrium Alagoense. Fam. idem. Arvore selvtica do Brasil e co- nhecida nas Alagoas pelo nome acima.

ramosa, folhas distribudas em pal- mas oppostas e lustrosas, de verde fixo, flores midas de cr verde esbranquia- da; a flor estrellada, o fructo pequeno, rolio subtriangular, com dois caroos dentro, envoltos em uma massa que se come.

Esta arvore verte de todas as suas partes um sueco resinoso, de cheiro activo ; o sueco do lenho coagula-se e torna-se resina aromtica.

Propriedades medicas. empregada no curativo das ulceras, e applicada em pachos s fontes contra a cephalalgia.

ASsBcecieiro iB&angio tie Per- iiaitBl)]BCo . Amyris ariibrosijaca , WilL Amyris pernamhiicensis , Arr. C. Fmn. Idem. uma arvore muito se- melhante precedente; suas folhas em palmas ovaes e pequenas , tem pouco brilho ; as flores em cachos e esverdi- nhadas ; o fructo uma capsula oval, vermelha, com uma s semente.

Nas Alagoas chamada Almecegiieiro vermeUio.

��AltlBea do Brasil. V. Malvaisco das Malvaceas.

Alvaeaiia. Planta herbcea de caule roxeado, de pouca altura, at % metro, formando um circulo ; as folhas cordiformes, quasi de 24 centmetros, repicadas, sem lustre, e de peciolos ma- culados, alternas; as flores so em feixes quasi sesseis ; semelham bogaris, na forma e no cheiro, -porm so menores e de aroma desagradvel.

A corolla de lobos redondos e im- bricados , tem um pequeno tubo, branca com matizes de cr de carne, e zonas rosadas ; nunca vimos os fructos.

AB!iBuaisa-1>esta. Eucalyptus fer- mginosa. Fam. das Myrtaceas. Arbusto agreste por este nome conhecido nas Alagoas.

um vegetal ramoso desde a base, de folhagem densa, e altura mediana; suas folhas so quasi redondas, espes- sas, oppostas e cobertas de uma lanugem vermelha no extremo dos ramos, as flo- res brancas, pequenas como rosinhas, e em cachos, com algum cheiro ; seus fructos abortam quasi todos.

Este arbusto primeira vista parece coberto de ferrugem.

Caracteres da famlia. Arvores ou arbustos com folhas pontuadas ou glan- dulosas; flores amarellas ou brancas.

Clice tubuloso com quatro ou cinco lbulos ; ptalas em numero igual s di- vises do clice, raras vezes nullas.

Estames em numero duplo, ou ml- tiplo do das ptalas, inseridos na parte superior do tubo.

Filetes livres, ou monadelphos, recur- vados para o centro : carpellas cinco, raras vezes seis ou quatro, ou menos ainda, soldadas entre si e com o clice : estyletes e estigmas soldados : fructo va- rivel.

Abbbuis.b. Fam. das Afocynaceas . Planta do paiz c que das incises do caule e ramos exsuda um sueco leitoso e branco; a casca levemente amarga,

�� �