Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/59

Wikisource, a biblioteca livre

AMO

��AMO

��33

��abaixo do ponto de unio, e que so iguaes ou desiguaes.

A corolla se compe de cinco ptalas desiguaes, das quaes a inferior se pro- longa na base em um esporo mais ou menos alongado; mui raramente a co- rolla formada de cinco ptalas regu- lares.

Os estames, em numero de cinco, so quasi sesseis, approximados ou cont- guos lateralmente entre si, de dois loculos, introrsos ; os dois que so col- locados em direco da ptala inferior oflferecem bem frequentes vezes um ap- pendice curvo que nasce de sua parte dorsal, e se prolonga pelo esporo.

O ovrio globuloso, unilocular, con- tendo grande numero de vulos ligados a trs trophospermas parietaes.

O estylete simples, um tanto ge- niculado na base, entumecido para a parte superior, que se termina em um estigma um pouco lateral, e offerecen- do uma pequena depresso semi-eir- cular.

O fructo uma capsula unilocular, abrindo-se em trs valvas, das quaes cada uma tem um tiopliosperma no meio da face interna.

As sementes contm um embryo erecto em um endosperma carnoso.

A.Bura. Morus rubra^ Lmn. Fam. das XJrticaceas. Fructo ao-reste indgena do paiz , proveniente da amo- reira ; arvore media, copada, folhas oblongas, escuras nas extremidades dos ramos, reunidas e cotonosas ; flores de aspecto irregular, em cachos ou em es- pigas, que se compem de muitas flori- nhas, com visos de sementes, e dahi desenvolve-se o fructo ; sendo cada um composto de uma pellicula roixa (exter- namente) e flna; dentro uma massa aquosa, com um ou mais gros; sua peripheria apresenta algumas proemi- nncias escamosas, cada uma corres- pondente a uma semente que envolve um carocinho f fructo aggregado) cuja superfcie exterior roixa.

Ha outra branca, por consequncia duas espcies. Seu sabor acre-doce. v.Vt

��Esta arvore uma das que alimentam o bicho da seda.

Caracteres da famlia. Plantas her- bceas, arbustos ou grandes arvores al- gumas vezes lactescentes, de folhas al- ternas, em geral munidas de estipulas, tendo flores unisexuaes, mui raras vezes hermaphroditas, solitrias ou diversa- mente grupadas, e formando amentilhos ou reunidas em um invlucro carnoso, plano ou pyriforme e fechado.

Nas flores masculinas acha-se um c- lice formado de quatro a cinco sepalas, ou uma simples escama, no fundo da qual ellas esto collocadas.

O ovrio livre, de uma s loja, com um s ovulo pendente, e tendo por cima quer dois longos estigmas sesseis, quer um s estigma sustentado por um estylete mais ou menos longo.

O fructo se compe sempre de um ak- nio crustceo envolvido pelo clice que algumas vezes torna-se carnoso ; outras vezes, o invlucro que encerrava as flores fmeas, cresce e se desenvolve como na figueira, na dorstenia, etc.

A semente alm de seu tegumento prprio, consta de um embryo geral- mente curvo, muitas vezes encerrado no interior de um endosperma carnoso, mais ou menos delgado.

Amoreira la silva. Ruhis bra- siUensis, MaH. Fam. das Rosceas. Os fructos gozam das mesmas proprie- dades que as amoras.

Propriedader medicas. Tomado em jejum diz-se que aproveita nas dysente- rias.

Amores. Smithia dormiens ; Smi- thia sensitiva., AU. Fam. das Legumi- 7iosas. Sub-arbustosinho, ou mesmo lierva agreste, indgena, e por este nome conhecida nas Alagoas.

Tem o caule fraco, e to fraco que ordinariamente se deita sobre outras plantas ; folhas compostas de pequenos bliolos .

Flores pequenas quasi solitrias, e amarellas, de corolla papilionacea.

7

�� �