Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/60

Wikisource, a biblioteca livre

4

��ANA

��AND

��O fructo 6 nma vapem pequena, es- treita, de bordas onduladas ; as semen- tes so como as de feijo ; escura a vagem, e pega-se roupa como car- rapicho.

Analii. Potalea rcsinifera, Marl. Fam. das Gentianaceas. E' oriunda do Par e Rio Negro ; planta resinosa e amargosa.

Propriedades medicas. O cosimento das folhas um anti-ophtalmico e re- solutivo.

Anaiiaz de a^eillta. Bromelia miiricata, Arr. Cam. Bromelia araias, Linn. Fam. das Bromeliaceas . Esta planta indigena semelhante ao Ananaz.

Differe porm ; em lugar das bracteas em forma de escamas , que tem o Ananaz manso e o fructo dividido em bagas distinctas como aquelle, este tem espinhos pungentes de 6 a 12 cen- timetros de comprimento, de forma que preciso muito geito para pegal-o.

Ananaz niaiB^eo. Ananassa sa- liva., Marl. Bromelia., Ananaz., Lnm. Fam. idem. Planta indigena do Brasil e tambm dos paizes quentes da sia, segundo alguns naturalistas.

Os caracteres d'esta bella planta, mui semelhante ao AbacacM., que acima fi- cou descripto vulgar e botanicamente, no necessitam ser apresentados aqui.

Mostraremos somente as" differenas mais sensveis que por ventura exis- tam entre as duas plantas.

O Ananaz differe do AbacacM em ser um pouco cylindrico, de extremidades iguaes, sem forma cnica; a cr varia nas espcies ; a parte carnosa da fructa mais spera, menos doce, e no centro o eixo fibroso ; produz menos renovos que o AbacacM.

Na Europa cultiva-se em grande escala nas estufas.

Propriedades medicas. O Ananaz quando maduro empregado como diurtico e emmenagogo ; e quando verde como desobstruente e epispasti-

��co; pde promover o aborto; segundo Tvabat o sueco do Ananaz, unido ao leo de amndoas doces, um bom car- minativo.

XwAvk-vkfiH- . Anda Gomesii, Anda brasiliensis , Joahmesia princeps., Vell. Alenluriles brasiliensis.[?)Fam. das Eu- phorbiaceas. A esta arvore tambm chamam Purga do Gentio.

E' arvore agreste, alta, de folhas em palmas reunidas na ponta dos ramos; flores em cachos, umas quasi roixas e outras amarelladas.

O fructo uma capsula de 9 a 12 cen- timetros de dimetro, redonda, muito dura, com duas fossetas no pice e uma na base ; off"erece duas cavidades, dentro de cada uma das quaes se aloja uma semente ovide, de 3 centmetros ou mais : a amndoa oleosa ; tem um te- gumento pouco espesso semi-corneo ; a casca venenosa.

Os pescadores indios embebedam com este fructo os peixes dos rios e tan- ques.

Propriedades medicas . Internamen- te se emprega como purgante ; para isto do-se duas a trs- amndoas, ou com ellas se prepara uma amendoada; do leo, oito a vinte e quatro gottas.

Caracteres da famlia. As Euphor- biaceas so hervas, fructices ou arvores grandssimas que crescem em geral em todas as regies do globo; a maior parte contm um sueco lcteo e muito irritante.

As folhas commummente alternas, al- gumas vezes so oppostas, acompanhadas de estipulas ou no.

As flores so unisexuaes, geralmente mui pequenas, e oferecem uma inflores- cencia muito variada.

O clice gamosepalo, de trs, quatro, cinco ou seis divises profundas, muni- das interiormente de appendices esca- mosos e glandulosos.

A corolla falta no maior numero dos gneros, ou se compe de ptalas ora distinctas, ora reunidas ; mas esta corolla

�� �