Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/90

Wikisource, a biblioteca livre

64

��BAN

��BAN

��estigma algumas vezes concavo , mas rarssimas vezes de trs lobos.

O fructo uma capsula de trs lojas polyspermicas, de trs valvas, trazendo cada uma um septo no meio da sua face interna; ou um fructo carnoso e in- dehiscente.

As sementes, algumas vezes colloca- das em um podosperma, e cercadas d e pellos dispostos circularmente, se com- pi5em de um tegumento s vezes crust- ceo, e de um endosperma farinceo, con- tendo um embryo axillo, allongado e direito.

Bananeira de bico verde.

Musa bicolor. Fam. idem. Esta quali- dade de bananeira s difere da prece- dente no cacho ser menor, e os fructos tambm menores : mas o arbusto como o ordinrio d'ellas ; semelhantssima a de S. Thom., com a differena de ser menor 8 centmetros, e ter o umbigo verde, e o corpo do fructo amarello ; o que lhe d um realce encantador.

O gosto como o da de S. Thom.

A estructura e descripo botnica das diferentes espcies de bananeiras so como as j feitas da bananeira ana, com as diferenas que as narraes vulgares exprimem.

��fastidiosa, de cr amarella alaranjada forte.

Cumpre dizer que no caule das ba- naneiras, os tegumentos mais exterio- res seccam e rompem-se longitudinal- mente, e servem de corda ; bem como as folhas seccas servem de enchimento de cochins, almofadas, etc, e para calar vidros e impedir de se quebrarem no transporte, etc.

Bananeira comprida. V. Ba- naneira da terra.

Bananeira ciira. F. Bananeira de S. Thom.

Bananeira ma. Musa. Fam. Iderii. esta bananeira semelhants- sima a de ,S'. Thom., mas o fructo mais rolio, de 24 centmetros de com- primento ; no mostra quasi as ares- tas dos trs ngulos.

A casca mais fina e lisa, e a massa mais macia e de bello -paladar; mesmo mais saudvel e agradvel que as do- mais.

��Bananeira brava . Heliconia bravia. Fam. Idem. uma bananei- rinha indgena, chamada assim nas Alagoas e Pernambuco.

  • Esta espcie, semelhante bananeira

do matto, differe em suas folhas serem mais agglomeradas nas divises, no fructo ser em forma de pra ou oval, e ter mais sementes.

��Bananes^a de Madagscar.

Urania Ravenalia. Madagascarienses. Foir. Musacea U. Urania. A copiosa seiva que escorre, quando se corta as nervuras das folhas d'esta bella bana- neira, fornece aos viajantes uma ex- cellente bebida; por isso tem-se-lhe dado o nome Arvore dos viajantes. As sementes so nutritivas e fari- nceas.

O invlucro (massa) da semente d um excellente sebo vegetal.

A planta cresce muito bem no Brasil, e merece ser cultivada em grande escala, por causa de sua utili- Baaaaueira de Cayenna. ilf^o; 1 dade. Chamamos para isso a atteno Fam. Idem. Nas mesmas condies dos nossos agricultores, das outras plantas acha-se esta ; o ve- getod

��e mui semelhante ao da bana- neira comprida, em virtude dos pecio- los e folhas serem mais luzidas, o ca- cho grande, os fructos do tamanho de 21 centmetros, ora mais ora menos. A polpa da fructa mais dura e mais

��Bananeira do Maranltao.

Musa. Fam. Idem. O fructo d'esta bananeira de casca roxa, e grande.

Bananeira do mato. Heliconia sijlvestris. Fam. 7/. Esta bananeira

�� �