Página:Diva - perfil de mulher.djvu/55

Wikisource, a biblioteca livre

que nos momentos solenes erige a estatura do homem, como a expansão natural de sua força e dignidade. Sentados parece que nos curvamos à injúria, e a deixamos pesar sobre nossa cabeça; erguidos, como que lhe ficamos sobranceiros, e a olhamos do alto, e a calcamos aos pés!

Emília vendo-me levantar arrebatado, mediu-me com um olhar provocador, soltando com estudada lentidão a palavra suspensa:

— Uma especulação!

Já eu tivera tempo, não de reprimir, mas disfarçar a emoção. Disse-lhe folheando ao acaso um álbum de músicas:

— Tem razão, D. Emília; atualmente com tudo se especula, de tudo se zomba. Ganhar muito dinheiro para ter o direito de rir dos outros, eis a grande questão!...

Havia decerto em meu rosto alguma coisa, sintomas do refrangimento de uma alma angustiada, que assustou Emília. Ela desviou de mim os olhos e esquivou-se tímida e sobressaltada. Parti imediatamente da casa de D. Matilde; tinha gelo no coração e fogo nas faces.

A minha resposta ao insulto de Emília me parecia ridícula e parva; outras réplicas mais frisantes me acudiam, que eu desejava ter podido lançar ao rosto daquela moça. Envergonhei-me do ridículo papel que fizera.

— Se ela amasse alguém!... pensava então. Eu a insultaria na pessoa dele.

Decorreram dias; em todos eles meu primeiro pensamento,