Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/165

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 143

diamantes, excrcendo a fraude em larga escala os proprios. soldados que ciosamente prohibiam o accesso do Districto Diamantino.

Nao admira pois que, mau grado as serias interdiccoes- e punicoes, rondassem nao poucos especuladores a visinhanga do Tejuco sob varies disfarces e pretextos diversos. O ne- gocio era rendoso e como tal tentador, si bem que arriscado. Para o governo a concorrencia offerecia gravidade. Vendia elle em Londres ao tempo de Dom Joao VI 60.000 quilates de diamantes a 60 francos o quilate bruto, o que da, 3.600.000 francos ou menos de trez milhoes liquidos. Os diamantes de contrabando compravam-se porem na Europa pelo tergo ou quarto do seu valor. O ouro trazido por fraude era ao contrario pago no Rio com um premio de 3 a 5 por cento acima do preco official pelo qual pagava o fisco> as barras em pecas amoedadas. Este ouro em barras ja tinha pago o quinto: o ouro em po que sahia da provincia lucrava portanto 20 por cento, ganhando alem d isso com ser muito- mais facil de transportar, mais apto a ser falsificado e mais diff icil de contrastar ( I ) . Tal genero de contrabando exer-

��(1) Tollenare, Notes Dominical.es. O auctor orga a producgao do ouro brazileiro ao tempo da sua esta da no reino ultramsrino (1817) em 30.000 mareos, o que, a 750 framcos o m arco, representa 2 2 % mi lhoes de francos. As cokmias hespanholas dariam 40.000 mareos, a Europa 5.000 e a Asia 2.000, um total pois de 77.000 mareos ou perto- de 58 m-ilhoes de francos. O calculo nao differe muito do dc Ilumboldt, que avajiava entao a proiduiccao do ouro do mundo em 66 milhoes e & da prata em 193, ao tado 260 milhoes.

(Darva *p op t a nto o quinto ao governo portugviez 5.600.000 francos. a que se devem ajuntar 1.400.000 de direitos sobre o faibrico das moe- das. Sommando estes sete milhoes com os trez da venda exclusiva dos diamantes, resulta uma renda de dez milhoes, da qual ha que deduzir o custeio da sidministragao. Apezar da prohibigao da sahi da de metaos. o ouro emigr.ava para a India e so>bretu>do para a Ingla terra, send* gradualmente substitulda por pigistras a circulagao em ouro, calculada no Brazil por Tollenare em 20 millions. As portuguezas de 6.400 reis j& se vendiam no Rio com 7 e 8 por cento, de premio.

�� �