Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/175

Wikisource, a biblioteca livre

POM JOAO VI NO IHIAZIL 133

do culto na cidade algumas de resaibo theatral como o Des- cimento da Cruz, representado ao vivo por personagens de carne e osso - ; as festas de egreja com o realce profano de jogos, arraial, patuscadas e fogos de artificio nos suburbios, attrahiam todas grande concurrencia sem indicarem infalli- velmente fervor religiose. Constituiam antes meras diver- soes a que a populate andara sempre afeita.

Olinda, completamente deposta dos fores de capital, servindo quasi somente de estagao de recreio, continuava a ser a cidade dos conventos, si bem que se achasse em pro gressive e rapido abandono a vida monastica. Refere Koster que no seu tempo ja passava por uma cousa rara a cerimonia da entrada em ordem regular de um novico, educando-se de preferencia os rapazes para o commercio, o exercito ou qual- quer outra profissao secular e esvasiando-se gradualmente os mosteiros. Eram de resto os frades os primeiros a nao se attribuirem grande respeitabilidade, sendo mesmo o geral do clero reconhecidamente dissolute.

Apezar da incontestavel valia economics de Pernam- buco, nao se pode dizer que fosse de opulencia ou sequer de fartura a apparencia, quer agricola, quer social, da regiao pela qual se extendia a capitania general. Koster percor- reu a cavallo, mais em busca de saude que de impressoes exoticas, todas as capitanias nortistas ate o Ceara, e da lei- tura das suas descripcoes sinceras e despretenciosas como as que mais o forem, deriva-se uma sensaqao melancholica. As recuas de matutos encontrados pelos caminhos, tangendo os magros cavallinhos que transportavam suas cargas escassas; as choupanas indigentes ao lado de raros casaroes, cujos pro prietaries viviam mais fidalga do que intelligentemente e com mais fausto do que conforto; as plantacoes muito pouco

�� �