Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/205

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 183

Brazil, para com aquelles que quizeram partilhar da sua sorte, da maneira mafs generosa. Assegurou pensoes aos titulares e mais fidalgos da regia comitiva; concedeu um posto de accesso aos officiaes da armada que tinham servido a trasladacao; collocou em novos lugares na colonia os offi ciaes do exercito que para ella se mudaram; distribuio be- neficios e empregos, vagos ou creados adrede, pelos eccle- siasticos e civis da turba-multa migrante. " Assim, nao houve huma so pessoa de tantas, que se expatriaram voluntaria- mente pelo amor de seu soberano, que nao recebesse das suas liberaes maos a recompensa de tao grande sacrificio, segundo a condigao, prestimo e capacidade das mesmas" (i).

Os habitantes do Rio de Janeiro, bem como os da Ba- hia, tiv^-am o seu quinhao mais modesto na ampla semen- teira de dignidades, honras, merces e officios a que procedeu o Principe Regente. Difficilmente porem compensariam em muitos cases essa prodiga exhibicjio de amor e sollicitude pa- terna, conforme a qualifica o padre Luiz Gongalves, os series vexames que a grande numero de habitantes da capi tal brazileira acarretara a trasladacao da corte. Tornaram-se proverbiaes os incommodos soffridos pelos mais abastados, ou melhor pelos alojados mais a commodo, tendo que ceder suas residencias, por imposicao previa do vice-rei conde dos Arcos, aos nobres, clerigos, militares e burocratas do acom- panhamento real, e se refugiar nos suburbios ou em easas acanhadissimas.

Verdade e que a bonhomia nacional se nao alterou com semelhante applicacao do regimen das aposentadorias, pare- cendo ser de todo ponto exacto o que contam os chronistas

��(1) Padre Luiz Gcragalves dos Sanctos, o&. cit.

�� �