Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/234

Wikisource, a biblioteca livre

212 DOM JOAO VI NO BRAZIL

nham aos cinco annos da residencia da corte no Rio de Ja neiro boas casas e bonitos jardins. Tinha dado incremento a essa zona a assidua assistencia do soberano na propriedade da Boa Vista que do alto de uma pequena eminencia domi- nava a planicie, d antes dividida em mattas e paues e falha de seguranga, agora rogada, drenada, em parte ajardinada e occupada.

Do lado de Botafogo ia sendo nao menos sensivel o accrescimo de vivendas, tendo passado muitos dos nobres e da gente abastada da terra a residir em roda da actual egreja da Gloria, fundada em 1720 como pequena capella que a Rainha Dona Carlota reconstruio em 1818. A prefe- rencia dos moradores que desertavam os antigos bairros, cujas ruas apertadas mais barulhentas e incommodas se tor- naram-ainda desde que por ellas foi permittido vender, re- cahiu primeiro sobre o Cattete e as lindas praias que capri- chosamente se desenrolam desde a Lapa ate a enseada de Botafogo. N ellas se localizaram os banhos de mar e nas suas immediagoes se preparou o primeiro campo de corridas de cavallos, divertimento logo introduzido pelos Inglezes.

Principiavam os fluminenses a dar o devido valor as extraordinarias bellezas naturaes d esses prolongamentos do Rio d Janeiro a beira mar e sobre os morros, em que os Jesuitas com o seu raro senso topographico tinham possuido duas installagoes, uma na Tijuca, e a outra nao longe da lagoa Rodrigo de Freitas. A Gavea e o Jardim Botanico, pontos depois tao favorites, enchiam-se entao rapidamente de casas de campo, levantadas no formoso valle, coberto de luxuriante vegetagao e borrifado pelas torrentes das monta- nhas, que se prolonga a sombra do alteroso Corcovado, tendo

�� �