Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 5

objurgatorias a multidao prostrada nas naves, lisonjeando com suas allusoes discretas, quando nao com seus louvores empolados, o amor proprio do soberano, cuja figura o povo entrevia n uma tribuna da capella-mor atravez de uma nu- nem aromatica de incenso, em festas realgadas pelos accordes suggestivos da musica sacra mafs melodiosa que a devogao religosa e o sentimento artistico produziram no nosso conti- nente. Encontrou o trato quotidiano, de uma cordialidade que a magestade de um dos interlocutores prohibia ao outro de mudar em familiaridade, com um mundo de academicos impregnados de lettras classicas, de monges preoccupados de boa pitanca tanto quanto de boa philosophia, de fidalgos seduzidos pelas cavalhadas e touradas mais do que pelos tor- neios intellectuaes.

Tudo isto reviveu para elle no Rio de Janeiro, e reviveu descancadamente. Para mais n um scenario de enfeitigar, abrilhantado por um sol incomparavel, avivado pelos tons calidos das flores selvagens que esmaltam o verde uniforme das florestas quasi impenetraveis, banhado de uma aragem tcpida, propicia a deliciosa vida sedentaria que fazia o des- espero da desenvolta infanta hespanhola, a qual as convenien- cias dynasticas tinham dado por esposa ao principe affectuoso e pacato, avesso nao so aos campos de batalha como ate aos enfados dos desalojamentos, chamado entretanto a cingir a coroa portugueza n um dos momentos mais agitados e cri- ticos da historia do mundo culto.

Em verdade nao Ihe haviam faltado, ao pobre Dom Joao, intimos desgostos nem cuidados de governanga. Logo apoz as primeiras affirmacoes revolucionarias em Franga, gelando de pavor os monarchas absolutos, represeqtant.es do direito divino, a apparicao do mal incuravel que durante vinte e quatro annos affligio a excellente Rainha Dona Ma-

�� �