Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/273

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 251

A meio da sua estada em Franga, de que resultou al- guns bons retratos gravados, de Barca e Palmella entre ou- tros, foi Pradier dispensado pelo novo director da Escola, o pintor portuguez Henrique Jose da Silva, a quern o barao de Sao Lourengo, seu protector, mandara vir de Lisboa e fizera nomear para aquelle cargo, que accumulava com a ca- deira de desenho, depois da morte de Lebreton, sem outro titulo mais, no dizer um tanto suspeito de Debret, do que ser pobre e pai de doze filhos. Simultaneamente era o se- cretario francez da Aca demia substituido por um outro, por tuguez.

Queixaram-se os artistas francezes de que fervilharam desde entao mais activamente contra elles as intrigas portu- guezas, e foi este o motivo pelo qual logo se retirou para Franga o pintor Taunay. Com effeito o novo director, no prurido muito nacional de reformar mesmo o que ainda nao entrou a funccionar, comegou por supprimir cadeiras e por- tanto eliminar professores francezes, como o gravador em talha fina, dous alumnos de architectura que ao mesmo tempo ensinavam, e o professor de mechanica. ( i ) Thomaz Antonio, homem de bem, cbeio de excellentes intengoes, que a mal- dade da sua roda de aduladores e a insufficiencia dos seus ta- lentos para a administragao Ihe nao permittiam realizar, quiz reparar o mal com os palliatives proprios do seu tempera- mento, fazendo os artistas francezes collaborarem com suas razoes e propostas na reforma de que elles so tinham tido

��<1) Ccs elrvos, refers Dc : bret (a quern se deve o historico dos s Icinpos da Acndonin, da qual foi unif/ini- juira) etaient mai- tres dc la coupe du trait >et d i l ;:ppareil des pierres. O pobre Francois Ovido, professor dispensado de mechaniica, julgada incompativol com as bellas-artes, deixoii-se ficar rnesmo no Rio ao servigo de proprie taries ricos do oam po, estabeleicendo serrarias, trabalhamlo no mamho d ^agua de Sao Ohristovao, montando machinas hydrauliicas, ate que a morte o levou em 18>34.

�� �