Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/325

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 303

+ maior do que Richelieu, pois que a sua acgao se extenderia

a continente e meio.

Nem seria para tanto precise fazer resurgirem as tene- brosas intrigas de Fernando de Aragao contra a filha amea- gada de demencia. A ordem natural dos acontecimentos de- terminaria fatalmente o resultado anticipado, "pues que al fin la empreza - - conforme se expressava Contucci ( i ) tiene por objecto adornar con las quinas los Leones y Cas- tillos y dar al suelo americano el grado de felicidad de que es capaz la prudencia humana". Havia apenas a differenga, esta porem capital, de que com a fusao de Aragao e Castella lucravam estes clous pequenos e populosos reinos europeus, que assim sentiam extendidos os seus dominios exiguos e os seus recursos modestos, ao passo que encorporagao da enor- me e despovoada America Hespanhola, com seus nucleos se- parados e distinctos, na America Portugueza muito mais compacta e unida, se realizaria, ao envez da uniao iberica, antes m proveito do imperialismo luzitano, que para seme- Ihante fim se acobertava com os suppostos direitos da Prin- ceza do Brazil.

O aventureiro que de 1808 a 1812 foi um dos confi- dentes politicos do conde de Linhares, sabia fazer scintil- lar o futuro aos olhos fascinados do sen patrono: No hai obstaculos que veneer, 6 son casi ningunos, y ello es cierta que es digna de qualesquiera sacrif icios : De todos se vera resarcida nuestra Nacion (2) con la importante adquisicion de unos ricos dominios, quien seguramente solo falta la mano directora de V. E. para llevarlos a su maior explendor.

��(1) Carta a Linhares de 2 de Junlio de 1809, ibiflrm. (1) Contucci dizic-se portngnoz, escrovenda alternadamente c idionin o cm licspjjnhol, posto qu;> i;j,u;\]mente mal em ambas as linguas.

�� �