Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/331

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 309

tina, e por isso, com a annuencia desconfiada e paulatina do Principe Regente e ate quanto Ih o permittiam seus mingua- dos recursos, tratou de soccorrer a prac.a de Montevideo, baluarte da legitimidade e dos seus direitos, d esta deriva- dos. Fel-o quer com armas, quer com um prelo e typos desta- cados da Irnpressao Regia afim de se habilitarem os realis- tas a responder com artigos de jornaes as catilinarias dema- gogicas editadas da outra banda do Prata. ( I )

As previsoes de Dona Carlota muito depressa se tinham realizado. Em 1810 mesmo declarou-se .Buenos Ayres inde- pendente e deliberou invadir e sujeitar a Banda Oriental, fazendo com talar seus campos, surgir a figura sanguinaria do caudilho patriota Artigas, a um tempo sublevado contra a Junta de Buenos Ayres e contra os commandantes da praga leal. A situagao transformou-se entao por completo num verdadeiro embrogl iQ. O Principe Regente, no seu de- sejo de mostrar entao acceder sempre aosconselhos britannicos, promettera a lord Strangford nao mais intrometter-se nos negocios do Rio da Prata, deixando assim de por uma forma indirecta instigar a rebelliao nacionalista com alimentar as dissencoes locaes. A socapa, porem, ia sustentando os mane- jos da consorte e fazendo causa commum com ella, acabando ate por destacar do Rio Grande do Sul, em soccorro de Mon tevideo, a principio tropas auxiliares e por fim o proprio go- vernador D. Diogo de Souza (depois Conde do Rio Pardo) a testa das forgas disponiveis.

��(DEscreven do a Contuicci a 12 de Setombro de 1810, refe-ria o Secretario Presas acerca da remessa. do prelo e typos : "Ya havia vist-o vencido el dni posible de la impreuta la quc logra de nuestro amigo el Exm. Snr. Coiide Linliares medvante tado el paderoso em- ])(>n.: (If mi A ma y S-nra. quicn la ])idio al 1 rineipe de un modo qui no se la piido negar." E aju.nta.va cynica merit e o philosopho : "Todo pnii) df mi Am;) Sura. <iuii>n la pidio al Principe <lc un modo que Rel. Ext.)

D. J. 20

�� �