Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/332

Wikisource, a biblioteca livre

310 DOM JOAO VI NO BRAZIL

Dona Carlota tudo ensaiou ao seu alcance para combater a tentativa dos de Buenos Ayres contra a cidade fiel. Con- venceu negociantes do Rio da excellencia da especulacao de mandarem generos alimenticios para abastecimento da praca ameagada e ja quasi sitiada e, como Izabel a Catholica, man- dou vender e rifar as joias para applicar o producto as des- pezas da guerra. O essencial da defeza residia comtudo no auxilio militar portuguez.

Na idea ooculta de Dom Joao, a Princeza, e seus direitos, e os interesses da dynastia hespanhola, deviam todavia ser- vir de mero disfarce, desfructando elle ao cabo o ganho certo da sua energia no intervir ; si mais nao fosse, com espantar o espectro da republica que teimava em perseguil-o quando elle pensava ter posto o oceano de permeio entre o seu solio e essa sombra inquietadora. Tambem a Princeza, reque- rendo do marido por intermedio de Linhares uma demonstra- gao positiva de soccorro, agia tao scmente no sentido da sua conveniencia, ainda que affectando mover-se em proveito da Hespanha e dos irmaos.

Com que armas poderia alias contar, a sofrega Dona Carlota, senao com as da duplicidade, desprovida de amizades solidas, n um meio quasi todo hostil, tendo ate tido o dissa- bor de ver barra fora o seu fiel sir Sidney, a quern, em Margo de 1812, foi mandado fazer companhia o confidente Presas, expulso tambem por exigencias de lord Strangford, que lobrigou no intrigante secretario um inimigo do seu governo ? Com effeito, si fora, nos dominios sobre que pre- tendia exercer jurisdicgao, via Dona Carlota a sua candida- tura de cor tradicional acolhida sem favor unanirne, nem mesmo geral, havendo alguns addictos no a^oial-a mas multos

�� �