Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/376

Wikisource, a biblioteca livre

354 DOM JOAO VI NO BRAZIL

em Cadiz a protestar uma vez mais, em nome do Principe Regente, as suas benevolas intengoes para com o monarcha prisioneiro, e o seu desejo de por em execugao qualquer desi- gnio para, de accordo com S. M. Britannica, fazer cessar a revolucao de Buenos Ayres. Quanto ao intermediario Guezzi, era officialmente repudiado sem cerimonia nem re- serva, appellidando D. Pedro de Souza Holstein esse emulo de Contucci de meramente um explorador que o Governo do Brazil se julgou, para a sua propria seguranga, obrigado a conservar em Buenos Ayres, depois da revolucao daquelle Paiz tao visinho" ; tendo apenas recebido por missao, quando para la o despacharam do Rio de Janeiro, "desmentir as vozes que se tinham ali esparzido contra as pacificas intengoes do P. Regente de Portugal, declarando que S. A. R. nao teve em tempo algum intengoes hostis contra nenhuma parte dos Estados de S. M. Catholica ". (i)

Na realidade as nutria a corte do Rio com afan, e como resistir a tentacao de aproveitar-se das difficuldades da eterna rival si era tal a penuria do erario hespanhol para rebater qualquer incursao ultramarina, que o ordenado do ministro Casa Irujo Ihe estava sendo adiantado no Brazil pelo thesouro portuguez, o qual se via, alias, sem espe- rangas de recobrar essas sommas? O dinheiro de que dispu- nha a Regencia nem chegava para pagar o soldo a guarnigao de Cadiz, garantia das Cortes e das liberdades nacionaes, nao podendo a mesma Regencia furtar-se ao pejo de pedir pequenas quantias emprestadas ao ministro britannico. (2).

��(1) Nota de 19 de Fevereiro de 1811, a D. Euzebio de Bardaxi e Axara. na Corn s]). <lc Cadi/. (Arch, do Min. das Rel. Ext.)

(2) Cori e.sp. de Cadiz, ibidem.

�� �