Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/390

Wikisource, a biblioteca livre

368 DOM JOAO VI NO BRAZIL

Sao Joao do Parahyba, Macahe, Caravellas, Victoria, etc. ; toneis de gamelleira e cal de Cabo Frio ; cal e louga de barro da Ilha Grande; fumo, tucum e escravos da Bahia; sal, sa- litre e artigos europeus de Pernambuco; pelles, couros, xar- que, farinha de trigo - - o mesmo que do Rio Grande do Sul de Buenos Ayres e de Montevideo. Fazia-se essa nave- gagao costeira em embarcagoes de um ou dous mastros, con- struidas nos estaleiros dos portos maiores, de cujos arsenaes sahiam ate fragatas de guerra.

For terra nao era o trafico da Capital com as capitauias da costa e do interior menos extenso e remunerador, vindo do Rio Grande do Sul e de Sao Paulo gado em pe, vaccum, cavallar e muar ; de Minas algodao em rama, cafe, fumo ( i ) , pedras preciosas, queijos, rapadura e tecidos muito baratos de algodao; de Goyaz e Matto Grosso ouro em po e em barras e diamantes.

Para o interior do Brazil as principaes exportagoes do Rio eram pannos, ferragens, sal, vinhos e cocos; para as possessoes africanas fazendas, assucar, aguardente, fumo, arroz e farinha; para a India parte do numerario em barras de ouro e piastras hespanholas, que em poucos annos se ele- vou a perto de 800.000 libras esterlinas.

A superioridade das exportagoes sobre as importances determinava a entrada de dinheiro da Europa, mas a pro- cura de ouro na Europa durante a serie de guerras continen- taes e depois a procura do metal no Extreme Oriente, se- gundo rezam os fastos financeiros, occasionaram-lhe subida no valor, chegando o premio a 16 e 17 o/o. Com esta drena- gem, o esgotamento das minas, o desenvolvimento das rela-

��(1) No ,anno de 1820 mandou a capitania de Minas para o Rio 70.467 arrobas de algodao, 20.000 arrobas de caf6 e 54.2S1 arrobas de fumo.

�� �