Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/443

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 421

seria prohibido totalmente em todos os dominios de Por tugal."

Tambem a Inglaterra abolio, posto que temporaria- mente, com a paz geral, o Alien act que destituia de recipro- cidade a situacao dos Portuguezes em territorio britannico, aproveitando os plenipotenciarios portuguezes em Vienna o ensejo d estas revisoes e aboligoes, ligadas com a remodelagao europea, para insistirem na necessidade de um novo tratado de commcrcio que substituisse aquelle que tamanha celeuma despertara.

Lord Castlereagh e-nvidara os maiores esforgos para arrastar o Congresso ate a unanime integral aboligao do trafico. Resistiram-lhe porem com exito as potencias mais interessadas no trabalho escravo, que eram Hespanha e Por tugal - - Portugal especialmente, por causa do Brazil - - no mtuito de salvaguardarem o futuro economico das suas pos- sessdes. Palmella, ao declarar que o sen governo esperava no prazo de oito annos poder condescender com o generoso desejo das potencias sem colonias ou ja preparadas para a cessa^ao d-a importagao negra, fez depender muito habil- mente a questao, connexa com o systema commercial de Por tugal, das discussoes mercantis pendentes com a Gra Bre- tanha, e nao deixou de salientar, o que era um facto, o tra- tamento geralmente e mesmo comparativamente humano dos escravos no Brazil.

A legislagao portugueza do tempo tinha ate reaes con- templagoes com o escravo: verdade e que difficilmente pas- savam da theoria a pratica. Dava-lhe por exemplo, no caso de estar descontente com o senhor, o direito de ser avaliado por dous peritos legaes e adquirido por outro senhor que quizesse pagar o prec,o estipulado. Tudo estava na applic:i-

D, J. 27

�� �