Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/546

Wikisource, a biblioteca livre

524 DOM JOAO VI SO BRAZIL

nao se suppondo quasi possiveis as luctas civis no seu ameno ambiente.

Quando o Principe Regente se transladou em 1807 para a America, a impressao geral, a que elle dera alias corpo no seu primeiro manifesto, fora de que tinha ido a crear urn novo Jmperio. Rei do Brazil denominava-o n uma das suas primeiras cartas para o Rio D. Domingos de Souza Coutinho, o qual em 1813 figurava no Annual Directory como representante diplomatico do Brazil, nao mais de Portugal (i). E o Principe Regente partira decidido nao somente a se transformar em monarcha transatlantico, como a dilatar as fronteiras da sua monarchia.

A conquista de Cayenna, para trunfo diplomatico muito embora, e a occupagao da margem septentrional do Rio da Prata nao foram absolutamente filhas das circumstancias do momento, ideas que acudiram a Dom Joao ou pianos que formou o seu governo depois de tomarem pe, medirem a situagao e ajuizarem do esforco necessario para aquellas emprezas. Taes intencoes constam de instructs verbaes dadas no momento do embarque pelo proprio Regente a lord Strangford, afim de serein transmittidas para Londres a D. Domingos de Souza Coutinho. Os papeis confidenciaes deixados pelo embaixador nao permittem duvidas sobre

isso (2).

Assim, n uma carta ao Principe Regente de 15 de Ja neiro de 1808, dizia D. Domingos depois de se referir ao

(1) A alterr<:ao era de algum modo ra/oavol porquanto oe Go- vrrnadores do Reino se aiTogavam ou Ihes era facultado o jus lega- torvm, scndo de noiiH ;\(;an dYlh s <> omhaixador que f>i manda-do para Madrid, depois da vestaurac.-ao de Fernando VII.

(2i Cartas secretissinws do eonde do Funcba] ao conde n ha res seu irmao. n um pa-cote existente no Arch, do Min. das Kxt. o <iuc> inclue cartas a Dom Joao, a D. Rodrigo, a cunhada, cartas de Cenning e outros documentos.

�� �