Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/553

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 531

official, a viva formula diplomatica da operagao. " Aproveito esta ocasiao de portador seguro, para pedir a V. Ex a instru- ccoes eventuaes sobre o que deverei praticar, quando acon- tega que a Franca, seguindo o systema que tern manifestado, disponha provisionalmente, ou de qualquer outro modo, de Portugal, antes da paz geral; e que participando a Russia huma tal disposigao, esta Corte, em razao das suas intimas relagoes com a Franga, tenha alguma difficuldade em reco- nhecer-me como Encarregado de Negocios do Principe Re- gente de Portugal N. S. posto que ncnhuma tera em reco- nhecer-?ne e considerar-tne como E. de. Negocios de S. A. R. o P. Regente do Brazil." ( I )

E preciso notar que este officio era escripto depois de Tilsitt, quando a Russia estava em guerra com a Inglaterra, sendo defesa a entrada nos portos russos de navios, mesmo de nacoes amigas e sem mercadorias, vindos de portos ingle- zes, e prohibida toda exportacao para Inglaterra. O Czar enfeudara-se a Franga, sendo o embaixador de Napoleao tratado em Sao Petersburgo com deferencias quasi tao espe- ciaes como as que o Bey de Tunis pode hoje reservar para o residente francez. Com Portugal, apezar da guerra do Reino com a Franga, nao havia rompimento por parte da Russia e, si bem que nao pudessem ser cordiaes as relagoes, manti- nham-se n um pe de correcgao, igualmente persistindo em these as relacoes mercantis.

O representante portuguez possuia entretanto direito de queixar-se, como repetidamente o fez ao conde de Ro- manzoff, ministro dos negocios estrangeiros do Czar, de

��(1) Oflficlo ;i Anioni..- To Arnnjo ([^ .", { \-> M:iv(.-o (21 <lo Pe- verein i de i.sos. Corresp. d.-i Lcji-. cm Sa,. Petersburgo, 1 xr.x i xr,<), no Aroli. do Min. dns Kel. Ext.

�� �