Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/580

Wikisource, a biblioteca livre

558 DOM JOAO VI NO BRAZIL

as peias fiscaes e que por tal motivo seria muito mais favo- ravel e active. Sabe-se de facto quanta importancia tinha o contrabando que outr ora existia entre as partes franceza e hespanhola de Sao Domingos, e por intermedio d esta com varias outras colonias de S. M. Catholica, e nao se ignoram os beneficios que d ahi resultavam."

Por qualquer lado que se examinasse, a approximagao devia considerar-se a mais vantajosa. "Pelo lado da defesa tambem, ajuntava o ministro da marinha, a mais segura trin- cheira ou antes o baluarte unico da capital da colonia fran ceza sempre foi o grande intervallo de terras incultas que separa o Oyapoc do cabo do Norte. A concessao d estes de- sertos protectores e a sua occupagao por uma serie de postos e pontos de soccoro que os Portuguezes certamente estabe- leceriam, poriam realmente a sua discrecao o destino da co lonia franceza. Uma flotilha de pirogas, facil de preparar sem ruido algum, pode de um momento para outro langar sobre a propria ilha de Cayenna forgas trez ou quatro vezes superiores as da nossa guarnigao. Nenhuma seguranga mais fica, a menos de se decidir elevar as tropas a manter em Ca yenna muito acima do effective que comporta a utilidade presente d esta colonia" (i).

Successes que de bem pouco datavam eram de molde a justificar as assergoes officiaes francezas. "A recente oc- cupagao de Cayenna, facilitada pelo conhecimento que os Portuguezes possuiam da regiao intermedia, prova quao verdadeiros sao taes temores. So espiando constantemente os movimentos dos Portuguezes por meio de embarcacoes ligei- ras e de estagao permanente nos rios que nos separam do

��(1) Carta. cit.

�� �