Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/65

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 43

( to evacuate his native country and found a neiv Empire). A incerteza versava apenas sobre a realizacao immediata do projecto. Lord Holland, escrevendo a D. Domingos (Fun- chal) interessantes e affectuosas cartas intimas, perguntava- Ihe por essa epocha si seria afinal levado ou nao a cabo o pensamento, e si teria o Principe Regente tempo de effectuar sua retirada como soberano segundo veio a acontecer ou como fugitive ( I ) .

A idea da trasladacao passou nos ultimos tempos por duas phases distinctas. Ao precipitarem-se os acontecimentos em 1807, o Conselho d Estado reunido na Ajuda a 30 de Se- tembro deliberou, por proposta de Thomaz Antonio Villa- nova Portugal, chanceller-mor e valido do Principe Regente, que fosse para o Brazil o Principe da Beira com as infantas e tropas de defeza a preparar a aposentagao da corte, a qual seguiria o mesmo rumo quando se perdessem todas as espe- rangas de paz. A presenca entre os Brazileiros do herdeiro da coroa teria, julgava-se com algum acerto, o condao de despertar o enthusiasmo colonial, appellando para a lealdade d esses subditos ate ahi criados longe da dynastia. Obstar-se- hia assim a um facil golpe de mao britannico, identico ao que nao havia muito se verificara em Buenos Ayres, e a qualquer tentativa de occupagao franceza no futuro, em- preza bem mais problematica mas tanto mais tentadora quanto era o Brazil uma base de - operates ideal para o ataque dos Inglezes, no caminho da Asia pelo Cabo da Boa Esperanga.

Outras razoes militavam em favor do projecto aven- tado. Entendiam uns ser mais commoda e expedita a viagem do Principe da Beira que porventura viria a ser a unica

��(1) Bibl. Nf.c. do Rio de Janeiro, Collecc;ao Linharos, lata 12 (Papeis particulares do conde do Fun-ohal, de 1806 a 1810.

�� �