Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/66

Wikisource, a biblioteca livre

44 DOM JOAO VI NO BRAZIL

a effectuar-se do que a remoc.ao immediata de toda a familia real, com uma demente, um chefe mais apathico do que active de genio, e um bando de criangas. Pensavam outros que seria esse o melhor meio de reconciliar o Regente com a travessia, logo que chegasse o momento opportuno, fazendo o filho predilecto vezes de chamariz. Receiavam ainda outros que a subita e completa trasladagao da corte descontentasse e amotinasse a populagao do Reino, ao passo que, presen- ciada aos poucos, a ella melhor se acostumariam ou mais de- pressa se resignariam os desertados. A acreditarmos em Mello Moraes (i), a proclamagao aos habitantes do Brazil referente a ida do Principe da Beira chegou a ser redigida, ainda que nao distribuida.

A idea nunca fora de resto do agrado do Principe Re gente, que a principio a julgou ou fingiu julgal-a uma traigao praticada no intuito de salvar a dynastia mediante a sua im- molagao aos Francezes. Thomaz Antonio quasi por isso perdeu para sempre o seu valimento. Ouvidos por ordem da coroa a respeifo os juizos de varies desembargadores e pro- curadores, do fiscal da junta dos trez estados e do da real fazenda do ultramar, consideraram uns recommendavel o alvitre; lembraram outros como lugar de refugio, pela menor distancia, a ilha Terceira; opinaram finalmente outros pela inconveniencia do recurso e mesmo sua illegalidade, prohi- bindo as leis do Reino a sahida do herdeiro da coroa. Com o parecer d estes ultimos foi que concordou Dom Joao por- que era o que elle proprio desejava- - irem ou ficarem todos, principalmente irem todos depois que se convencera de que seria rematada loucura ficar esperando a deposigao e o ca-

(1) Ob. cit. As imformagoes d este prolixo e fectrado eacrrptor de historia foram bebidas n um archwo oopioso, imiportamte e fidedigno como o organizado por Antonio de Menezes Vasconicellos DrummoBd, si bem que se a<iheui confusamente aprovcitadas e at6 deturpadas.

�� �