Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/175

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 739

amaciar Hippolyto a assistir ao espectaculo, que Ihe repu- gnava, de luctas de imprensa. O digno diplomata era de pare- cer que com gazeteiros o melhor e nao se ter grandes intimi- dades nem grandes discussoes : apenas rebater directamente, mas pelo suborno, sem alarido, as falsidades que elles disse- rem. "Respostas ao dito Editor, a julgar pelas que J. Anselmo Correa aqui publicou, e pelas que ahi tern sahido, so servem de despertar a bile do Redactor ; e com gazeteiros geralmente nao convem mais correspondencia do que a prova de alguma falsidade que elles dizem". (i)

Funchal e Hippolyto eram de resto dous caracteres que, nas circumstancias em que se achavam, jamais poderiam con- ciliar-se ou manifestar sympathia um pelo outro. O embai- xador apparece-nos um exemplar completo do diplomata muito vulgar entao como hoje: burocrata, occupando-se sem cessar dos pequenos assumptos tanto quanto ou mesmo mais do que dos grandes, pensando no remanso da sua chancella- ria que ninguem no mundo trabalhava como elle, um nada jactancioso na certeza de que os mais graves interesses da monarchia Ihe andavam confiados, avido bastante de honra- rias. (2)

��(.1) Carta de F>unchal ao Cardeal Patriarcha Eleito de Lisboa Uc IS do Abril de 1810.

(2) Vojam-se estM dons troches de ofifkios sens, de 3 de .1,-t- neiro de 1810, para o irmao no Rio : "Agora a vista de todo este tra- balho, csjicro (|ue V. Ex. ( contra o sen louvavel coslnnie aliax;) falle ao Augusto Principe Regente N. S. a favor de hum irmao de V. Ex. que he a unica I essoa que nSLo tern sido premiada, e que parece que

he a uniea que nao merece de o ser " "Presume que V. Ex. nao

adharft quo se tra ballha pou-co n esta Secretaria. Eu ao menos p>>la parte que me toca, part id o que seja o paquete, volto para Worthiim a renovar com o ar do mar a minha cabeya que com tamos algaris- mos jA comega a gndar a roda." ( Anch. do Min. das Rol. Ext.)

Worthing era a residencia preferida do embaixador. a quoai Hippolyto mais tarde accusou de tel-a mobilado luxuosame;i :e a easla do Thesouro.

�� �