Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/270

Wikisource, a biblioteca livre

834 DOM JOAO VI NO BRAZIL

Com relagao a questao dos bens ecclesiasticos, nao va- cillou Funchal em dirigir-se de Londres ao nuncio Caleppi, no Rio de Janeiro, para que a Santa Se consentisse na pre- tendida alicnagao e forgada secularizagao, promettendo em troca, com toda a leviandade usual dos seus pianos a dis- tancia, a demonstracao do interesse britannico pela situagao do Papado e pela causa dos catholicos na Irlanda e na Ingla- terra, onde ainda nao estavam emancipados, sendo seu prin cipal adversario o duque de Wellington, entao em pleno pres- tigio militar e politico ( I ) .

Funchal nao era homem com quern Caleppi se enganasse ao ponto sobretudo de acreditar cegamente nas suas promes- sas, imaginosas mais do que cavillosas. H avia entre os dous toda a distancia que vai de um homem de muito espirito a um homem de pouco espirito. O italiano - - un madre com pere como o chamava o Imperador Napoleao - - fez sobre a duqueza de Abrantes, que era pessoalmente uma mulher de

��(1.) Papeis avuls os no Arch, do Min. das Rel. Ext. A venda dos hens ecclesiasticos, destinada sobretudo a supprir a suspensao do suhsidio britannico de dous milhoes estorlinos, em que se fal- lara, nao se effectuou sobretudo porque monsenhor Macchi, delegado apostolico junto fl Regencia do Reino, a quern o nuncio Caleppi fes! attribuir a questao, convenceu lord Charles Stuart, reprcsentante inglez era Lishoa e mcmbro da Regencia, da sua desvantagem pra- tica ou mesmo inexequihilidade. A modida era alias unpopular, e sua applic;u;Ao qiii(;a faria augmentar os gastos do govern o inglez, porquanto diminuiria a copia e aggravaria os pregos dos alimentos indispensaviMs, sendo as propriedades monasticas as melhores senao as unicas hem cultivadas do paiz, e atravessando Portugal uma crise economica e politica demasiado grave para que se apresen- tasseiu concorrenles hastantes, nacionaes ou estrangeiros, a esses bens postos em licitagao. A reducf;ao do clero a miseria ou pelo menos a grande baixa nos seus rendimentos esfriaria, por outro lado, sen ardor patriotico, posto em evidencia nas campanhas contra os Francezes, reflectindo-se desastrosamente tal tibieza no enthusias^ mo das tropas portuguezas, {is quaes lord Wellington attrihuia em grande parte e com justa razao o exito hrilhante da resistencia e que, no dizer de Macchi a Stuart, accusavam muito o influxo dos seus directores de consciencia.

�� �