Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/465

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 1029

soalmente Dom Joao VI nunca deixou de ser popular ( I ) , si bem que se nao possa conceber que o Brazil permanecesse regido pelo absolutismo ao lado de Portugal constitutional.

Verdade e que para tal resultado politico no velho Reino contribuiria mais do que a corrente idealista que agitava a Europa em ancias de reforma, o despeito, o odio mesmo da colonia emancipada. A subsequente popularidade de Dom Mi guel prova como o velho Reino era apegado ao seu tradicio- nal regimen politico, de que o pretendia libertar uma mino- ria infima de ideologos. Apoz tres quartos de seculo de con- stitucionalismo, ainda se nao tornou Dom Pedro popular em Portugal: em vida, entao, foi alvo de um concentrado ran cor cjue exiplodia ate d-epois de instaillado o governo liberal.

Mais accessivel estava o Brazil por todas as circum- stancias, as blandicias do credo novo. Grande resentimento produzia entre os Brazileiros a situa^ao privilegiada de que viam no seu meio gosarem os Portuguezes, senhores do com- mercio, apezar de franqueado, por uma norma arraigada e por uma disposigao ao trabalho mais forte em emigrantes do que nos da terra, e senhores sobretudo dos servigos publi- cos que constituiam uma inclinaqao hereditaria, robustecida pela presen^a da corte com sua larga e ociosa burocracia.

Ameacados ou pelo menos invejados, os Portuguez es cerravani fileiras, defendiam suas posic.6es, e o bando dos assaltantes tinha de recuar, fallando com ira em preterigao official e em direitos patrioticos aos lucros c as dignidades. Ja era ousadia, a desses reinoes, de virem ao Brazil tomar

��(1) "Todas aqiiHhis novidadcs jtrojiicias dcviain sec mente atlribiiidas Ti munif icencia (frcir dnadc} do monarcha, e sao coin effeito referidas no geral com o mais intimo reconhecimento." Tao Brando era a ]iberali<lad<> real, quo na sua nao lori?;;i cstada no 1 ra/il quasi desharaiou <^m doac.-dcs as terras do real jtat rinionio nas provincias do Rio, Sao Paulo c Minas Oeraes. (Ilandielinann, o&. cit.) .

�� �