Página:Elementos de Arithmetica.djvu/121

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Ás fracções^- ^ ^ escrevem-se do seguinte modo:

0,7 ; 0,13 ; 0,047 ; 0,0593.

. Se o numero decimal é enunciado distinguindo-se apenas a parte inteira da fraccionaria, sem conheceras unidades das differentes ordens d'esta ultima, é necessário decompor a parte fraccionaria para sabermos de quantos décimos, centesimos, millesimos, etc., ella consta ; e depois de representada a parte inteira, escreveremos os algarismos d'essas diversas ordens nos seus logares respectivos, collocando zeros nos Jogares das ordens que não tiverem unidades.

Exemplo :

Escrever o numero : Quarenta e sete unidades e quatrocentos e trinta e seis décimos millesimos.

Como quatrocentos décimos millesimos é o mesmo que quarenta millesimos e ainda o mesmo qne quatro centesimos ; e trinta décimos millesimos, o mesmo que tres millesimos, o numero será 47,0436.

Se o numero decimal fôr enunciado sem distincção das duas partes, escreve-se o numero como se fosse inteiro, e colloca-se a virgula de modo que o ultimo algarismo represente a ordem de unidades indicada pelo enunciado.

O numero : Quarenta e tres milhões setecentos e sessenta e tres mil seiscentos e quatro centesimos millesimos, escreve-se 437,63604.

O numero : Quatrocentos e trinta e sete millionesimos, escreve-se 0,000437.

147. No calculo das fracções é algumas vezes necessário mudar as formas dos numeros decimaes, e essas transformações se effectuam facilmente por meio de regras deduzidas de principios já estabelecidos.

1? Eegra. Para passar um numero decimal da fórma primitiva para a fórma de numero inteiro, escreve-se o numerador e separa-se nelle para a ãireita tantos algarismos quantos forem os zeros ão ãenominaãor. Se o numero ãe algarismos ão numerador fôr inferior ao numero ãe algarismos que ãeve ser separado, escrevem-se zeros á esquerda, até completar esse numero ãe algarismos.

I

/