Página:Elementos de Arithmetica.djvu/123

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


4,7853 47,853 478,53 4785,3

os algarismos representam successivamente unidades dez, cem, mil vezes maiores, e por isso esses numeros ficam dez, cem, mil vezes maiores. Este principio tem também applicação aos numeros inteiros. Assim, um numero inteiro não terminando em zeros, torna-se dez, cem, mil, etc., vezes menor, separando nelle para a direita nm, dous, tres, etc., algarismos.

OPERAÇÕES SOBRE OS NUMEROS DECIMAES

Das operações sobre os numeros decimaes consideraremos por

ora as quatro primeiras: aããição, subtracção, multiplicação e ãivisão.

Addição

150. A addição dos numeros decimaes se efiectua do mesmo modo qne a addição dos numeros inteiros. Assim como nos numeros inteiros, sommam-se as unidades, as dezenas, as centenas, etc., devemos nos numeros decimaes sommar os millesimos, os centesimos, os décimos ; as reservas se formarão do mesmo modo e a regra será ainda a mesma.

Escrevem-se os numeros uns abaixo ãos outros, ae moão que as uniãaães ãas ãifferentes orãens se corresponãam em columnas verticaes, o que se consegue escrevenão os numeros ãe moão que as virgidas fiquem em uma columna. Sommam-se successivamente as uniãaães que compõem caãa ■uma ãas columnas, começando pélas ãe orãem inferior. Se a somma ãe caãa cólumma não passar ãe 9, escreve-se abaixo ão traço. Se a somma passar ãe 9, escreve-se o que passar ãe 10, 20, 30, etc., e essas 10, 20, 30 uniãaães ãe uma orãem qualquer convertem-se em uniãaães ãa orãem seguinte e a éllas se reúnem.

Exemplo:—Sommar os numeros

6,7853+18,56+2,347+0,6308+4,0052