mes das unidades de terceira ordem, seguidos da palavra mil, e são: cem mil, duzentos mil, trezentos mil, quatrocentos mil, quinhentos mil, seiscentos mil, setecentos mil, oitocentos mil e novecentos mil.
Do mesmo modo se formam os nomes de todos os outros numeros inteiros.
Presentemente é facil reconhecer que os nomes dos numeros inteiros foram formados com os elementos seguintes:
- O principio que preside á formação das unidades das differentes ordens.
- As doze palavras distinctas: um, dous, tres, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, cem e mil.
As duas terminações differentes, enta e lhão.
Com o fim de simplificar a nomenclatura dos numeros foram estabelecidas classes, sendo cada uma d'ellas composta de tres ordens.
14. É manifesta a facilidade com que são representados os numeros inteiros por meio de palavras, conservando-se mentalmente e sem grande esforço os nomes de todos elles; mas as diversas combinações feitas com esses numeros nos usos da vida social, tornar-se-iam muito complicadas, se esse meio de representação fosse adoptado. Além d'isso tem a representação dos numeros por meio de palavras o grande inconveniente de não ser universal, pois para isso seria necessario que elles fossem escriptos em uma linguagem que todos entendessem.
Attendendo a esses e mais outros inconvenientes que se observam na representação dos numeros por meio de palavras, procurou-se represental-os por meio de signaes.
15. Havendo uma infinidade de numeros inteiros, distinctos uns dos outros, e reconhecida a impossibilidade de adoptar-se uma infinidade de caracteres differentes para representar esses numeros, procurou-se escrevel-os empregando um numero limitado de signaes.
Na nomenclatura dos numeros vimos que os numeros inteiros eram compostos de classes; essas classes de ordens; e essas ordens,