Página:Elementos de Arithmetica.djvu/19

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
15
Numeração


de unidades; e, não podendo exceder de nove o numero de unidades de cada uma d'essas ordens, foram escolhidos nove signaes para exprimirem as unidades d'essas differentes ordens. Esses signaes são:

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

Elles representam na ordem em que se acham escriptos, uma, duas, tres, quatro, cinco, seis, sete, oito e nove unidades de qualquer ordem.

Para que esses signaes podessem em um mesmo numero representar as unidades das differentes ordens, foi necessario estabelecer-se o seguinte principio:

Todo signal escripto á esquerda de outro representa unidades dez vezes maiores do que representaria se estivesse escripto no logar d'esse outro; isto é, escriptos muitos signaes uns depois dos outros, o primeiro representa unidades, o segundo, dezenas; o terceiro, centenas; o quarto, milhares; o quinto, dezenas de milhares, etc., considerando-se sempre da direita para a esquerda.

16. Com esses elementos é claro que podemos representar qualquer numero inteiro, admittindo que todas as ordens d'esse numero tenham unidades. Assim, trataudo-se de representar um numero composto de seis dezenas de milhares, cinco milhares, quatro centenas, tres dezenas e duas unidades, escrevemos o signal 2 em primeiro logar, o signal 3 em segundo, o signal 4 em terceiro, o signal 5 em quarto, e o signal 6 em quinto logar da direita para a esquerda, e teremos:

65432

Se em uma ou mais ordens de um numero houver falta de unidades, escreveremos nos logares d'essas ordens o signal 0 (zero).

Assim, se um numero tiver oito centenas de milhares, seis milhares, quatro centenas e tres unidades, escreveremos:

806403

Os signaes destinados á representação dos numeros chamam-se algarismos. Os nove primeiros, que exprimem as unidades das differentes ordens, chamam-se significativos, e o decimo (0) serve para expri-