Página:Elementos de Arithmetica.djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
16
Arithmetica


mir falta de unidades em uma ordem qualquer, determinaudo ao mesmo tempo o valor do algarismo que fica á sua esquerda.

Os algarismos significativos têm cada um d'elles dous valores: um absoluto ou real, e outro relativo ou local.

Valor absoluto ou real de um algarismo é o que elle tem por causa da fórma, ou o que elle tem considerado isoladamente.

Valor relativo ou local de um algarismo é o que elle tem conforme o logar que occupa no numero, ou o que elle tem em relação aos outros que ficam á sua direita.

Pelo que fica exposto, facilmente estabelecemos a seguinte:

Regra para escrever um numero inteiro qualquer. Escrevem-se os algarismos que representarem as centenas, as dezenas, as unidades de cada uma das classes, começando pela classe superior, tendo o cuidado de escrever zeros nos logares das ordens que não tiverem unidades.

Exemplo. O numero Vinte e oito septilhões, trezentos e cinco quintilhões, sete trilhões e vinte e nove milhões e doze unidades, é representado do seguinte modo:

28000305000007000429000012

Os numeros representados por um só algarismo chamam-se simples, e os representados por dous ou mais algarismos chamam-se compostos.[1]

17. Notando-se que os tres primeiros algarismos da direita representam unidades, dezenas e centenas de unidades propriamente ditas; que os tres seguintes exprimem unidades, dezenas e centenas de milhar; que os tres que se seguem a estes ultimos exprimem unidades, dezenas e centenas de milhões etc., conclue-se que para lêr um numero inteiro qualquer deve-se empregar a seguinte:

Regra. -- Divide-se o numero em classes de tres algarismos da direita para a esquerda. Dá-se a cada uma d'essas classes, começando pela primeira da direita, as denominações respectivas de unidades, milhares, milhões, bilhões, trilhões, quatrilhões, etc. Lê-se da esquerda para a direita cada uma d'essas classes, dando a cada uma o nome que lhe competir.

  1. Nota do revisor: Não confundir com o conceito de número composto que se usa atualmente para designar um número que não é primo.