Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
— 28 —

pelo contrario, que continuasse no seu lugar, fazendo assim mais este serviço á nação e ao imperador menor.

José Maria obedeceu a este mandato com o maior jubilo, por se lembrar das derradeiras palavras que, ao despedirse, lhe dirigira o Snr. D. Pedro I: — « Sirva meu filho com a mesma dedicação com que me serviu. »—José Maria observou religiosamente o. que promettera n'esta occasião ao fundador do imperio.

A partida para a Europa do principe cavalleiro causou um grande abalo no espirito do nosso fallecido consocio, e em resultado d'esta affecção moral adoeceu em Junho do mesmo anno, 1831, d'um modo tao assustador, que os facultativos lhe aconselharam que se retirasse para fóra da cidade, que tratasse de suspender todo o trabalho mental, que désse alguma folga ao seu animo e que da nossa incomparavel natureza fruisse os encantos da estação.

N'este ensejo apresentou de novo o pedido da sua demissão, allegando os ponderosos motivos supramencionados: a regencia conformou-se com a justiça da sua supplica.

Finda aqui a terceira época da vida do nosso fallecido consocio.

Mas não faltará quem nos faça no seu interior a pergunta seguinte: e a que lado politico pertencia o leal servidor dos nossos reis?

Esta pergunta deve ter uma cabal resposta no seu devido tempo e lugar: por em quanto cingir-me-hei a dizer-vos que José Maria Velho da Silva era eminentemente brasileiro.


IV.

Corriam os dias de 1831, e com elles ia melhorando o estado de saude de José Maria Velho da Silva; de sorte que