Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
— 27 —

sisudos esquecem as regras mais comesinhas da prudência e gratidão.

Não ousarei criticar os conselhos dos amigos de José Maria Velho da Silva; porque nasciam da sua boa intenção; mas, senhores, aquelle que conhece o coração humano, aquelle que estuda conscienciosamente os instinctos populares, sabe que nada ha mais generoso do que o procedimento do povo quando, depois da reflexão, trata-se de acatar o infortunio publico d'um principe, digno do seu respeita.

Esses palacianos voluveis que adoram o sol que brilha no momento do seu apogêo, são execrados por esse mesmo povo: e aquelles homens Íntegros que conservam-se fieis a um principe decahido, merecem sempre as sympathias, o respeito e a consideração de todos.

Senhores, o povo brasileiro pôde ufanar-se de ser um dos que mais senso commum tem mostrado nas suas peripecias politicas, e ardua tarefa será para aquelle que bem o estudar dizer que qualidade ó mais estimavel n'elle — se a sisudez, se a generosidade de caracter.

Afortunadamente para o Brasil, durante os seus quarenta annos de existencia nacional, ainda não tem havido verdadeiros caudilhos, e praza a Deus que não os haja nunca jamais; porque a sanha politica alberga-se só nos corações d'esses egoistas ambiciosos : e eis-ahi a razão por que José Maria nunca soffreu, depois da partida do Snr. D. Pedro I, a menor manifestação da parte do povo que lhe irrogasse vexame algum.

O tacto politico do nosso finado consocio o induziu a pedir á regencia a sua demissão do cargo que exercia no paço; mas aquella não annuiua seu pedido, ordenando-lhe,