Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
— 26 —

pessoa mui conhecida no Rio de Janeiro, os quaes podem ainda agora declarar os relevantes serviços prestados n'aquelles momentos de congoxa ao monarcha cavalleiro pelo fiel servidor e affeiçoado amigo.

Dom Pedro I, que não se deixava vencer por ninguém em generosidade e graneza d'alma « regem non decet beneficentiâ vinci; » que não conhecia raias para a sua cavalleirosa gratidão aos serviços recebidos; que pagava com usura as dividas do coração; quiz deixar um penhor da sua amizade a José Maria, offerecendo-lhe uma casa de sua propriedade, sita na rua de D. Januaria em S. Christovão.

Ha lutas heroicas debelladas pelas almas de elevada tem pera, que tornam-se dignas d'uma menção mui especial.

José Maria encontrou-se n'esta conjunctura entre diversos affectos — a gratidão e a amizade, o acatamento, o desinteresse cavalleiroso e a sua propria dignidade.

Por fim, depois de reflectir mui maduramente sobre a generosa offerta do Ínclito principe, entendeu que não devia receber cousa alguma que se assemelhasse a uma retribuição pelo que tinha praticado com todo o desinteresse; e eis-áhi o motivo porque recusou respeitosamente o signal de amizade do excelso duque. O principe, que era, além de amigo, magnanimo cavalleiro, para não chocar-lhe o melindre, não insistiu.

A náo, que conduziu o Snr. D. Pedro I á Europa, sul cava já as ondas, e José Maria enxugava ainda as lagrimas que lhe fez verter a despedida do nobre e inclito principe, quando já alguns Íntimos amigos do nosso finado consocio, lhe fizeram preseute que não seria para extranhar que o povo menos illustrado se lhe mostrasse adverso; sendo que n'esses momentos de exasperação dos animos até os mais