Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/39

Wikisource, a biblioteca livre
— 37 —

opinião guardada no intimo da alma: não a tenho manifestado desde a abdicação do primeiro imperador até agora: tenho perdido muito terreno, politicamente fallando; mas não faz mal: porque a razão e a experiencia me dictam que assim procedo conscienciosamente. Os servidores dos reis não devem ter in forô externô partido algum; para que nunca pareçam as suas proprias opiniões serem o echo dados salões do monarcha a quem servem.

E se quer ainda maior abnegação, mais requintado patriotismo, mais acendrada dedicação a seu soberano?

Senhores, eu já vos disse que o conselheiro José Maria Velho da Silva era máximo, porque era justíssimo e modestíssimo.

Sem mais pretenções do que as de cavalleiro virtuoso e bom cidadão, depois de entregar a mordomia ao seu illustrado proprietario, atirou-se com toda a sua alma aos cuidados que constantemente lhe mereceu a sua familia, e empregou-se na administração da sua modesta fortuna.

Quasi que desfallecem as minhas forças n'este derradeiro momento; porque na verdade honrava-me de ser seu amigo; mas tirarei vigor da mesma fraqueza, e esboçarvos-hei em poucas mas saudosas palavras o melancolico painel de seu passamento.

Gozava o conselheiro José Maria Velho da Silva d'uma robustez e saude como talvez nunca tinha experimentado: acabava de levar a sua esposa, perigosamente doente, para Petropolis por conselho dos facultativos: parecia que os annos e as tribulações tornavam-se mezes e prazeres, quando foi na rua, em passeio, accommettido por uma congestâo cerebral, da qual, máogrado os esforços da sciencia e os cuidados incessantes e dedicados da sua familia e de nume rosos amigos, succumbiu a 7 de Abril do anno passado, ás