Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
— 36 —

eu vos quizesse contar todos os males que tem feito ao mundo o que chama-se no nosso seculo politica, dizia cousas espantosas.

São tantas e tão grandes as catastrophes originadas nos nossos dias da ditosa politica, que eu desejaria que voltassemos á Republique de Bodin, á Polxlique tirée de l'Ecrilure Saint de Bossuet, ao Telemaco de Fénélon, e ao PetitCarême de Massillon. Porém os meus desejos nos tempos que alcançamos, desgraçadamente, são estereis; porque, segundo a phrase de Pitt, depois da revolução franceza o fanatismo religioso das idades remotas foi substituido pelo fanatismo politico.

Hoje é quasi uma deshonra para a generalidade dos homens não pertencer a uma fracção politica, esquecendo que as almas elevadas não devem pertencer a outro lado politico que ao da propria nacionalidade.

O conselheiro José Maria Velho da Silva professava o seu credo politico, não admitte duvida; consta-me que seus amigos mais Íntimos eram liberaes: e, se a memoria não me atraiçoa, foi, em Maio ou Junho de 1848, apresentado pelos seus correligionarios na lista triplice para a senatoria— segundo resa o Correio Mercantil d'aquelle tempo; elle, porém, não annuiu aos votos dos seus amigos, e conseguintemente riscaram o seu nome do papel por não contrariar a determinação que tão seriamente lhes mostrara de não acceitar tão honroso cargo.

E sabeis porque não quiz jámais entrar nas lutas pacificas e illustradas para uns, e estereis para outros, da politica do seu paiz? Ouvi, pois, e confessai comigo que o nosso finado consocio reunia á uma abnegação quasi santa uma prudencia mui acrisolada.

Dizia elle, e repitiu-me amiudadas vezes: tenho a minha