Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
— 35 —

nienteque faça um alto funccionario: « Rectorem te posue runt t Nolti extolli : esto in illis quasi unus ex ipsis. »

Interrogai as testemunhas da sua administração; fallai aos seus collegas e inferiores; perguntai a todos elles se José Maria não foi sempre o typo d'um perfeito cavalleiro nas suas maneiras, no seu trato, nas suas palavras, nas suas acções, nos seus mais simples movimentos. Eis-ahi a razão genuina porque conseguiu, e ainda hoje goza, do premio que o mesmo Ecclesiastico promette no verso 3o do mesmo capitulo 32, « ut lœteris propter illos, et ornamentum gratise accipias coronam, et dignationem consequaris corrogationis. »

Aos sessenta annos d^dade retirou-se o conselheiro José Maria Velho da Silva á vida de familia, e não exerceu mais funcções algumas publicas ; sendo que foi aposentado em 5 de Março de 1851 como deputado do tribunal da junta do commercio com todas as honras, em attenção a ter sido reformada aquella repartição debaixo de differentes bases e com outras attribuições, tomando a denominação de tribunal do commercio.

Eis-aqui o momento azado para dar uma resposta á pergunta que nos foi feita algumas paginas mais acima ácerca de qual era o credo politico do nosso distincto e fallecido consocio.

Senhores, vou transcrever as palavras d'um philosopho do seculo XVIII, cujo theor parecerá a muitos uma heresia politica; mas repetil-as-hei, e acredito de boa fé que me não acoimareis de heterodoxo. « Si je voulais raconter tous les maux qu'ont fait au monde tous les systèmes monar« chiques, démocratiques ou aristocratiques, je dirais des choses effrayables. »

Releve-se-me que parodie esta verdadeira sentença: Se