Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
— 7 —

Em 1800—época aziaga para muitos povos do littoral europeu— invadiu aquellas comarcas uma mortifera enfermidade, conhecida vulgarmente pelo nome de peste, e n'estas criticas circumstancias apresentou-se no seio da sua familia o commendador Velho da Silva, depois de cinco annos de saudosa ausencia.

« Potentes potenter tormenta passuri sunt, » dizem as sagradas paginas, e esta sentença divina foi executada com estricta religiosidade na pessoa de D. Josepha Ximenez Velho da Silva.

Denomina ainda hoje por tradição a sua família santa a mãe do finado conselheiro José Maria, e na verdade santas e angélicas deviam ser as qualidades d'aquella que passou pelas provações que vou narrar, sem mostrar a fraqueza do seu sexo.

Húmidos estavam ainda os olhos dos consortes, e as faces dos filhos pelo jubilo que n'elles causou a presença do chefe da familia ; ainda palpitava o coração de todos pelas emoções santas do abraço do marido e da benção do pai, quando— os arcanos da Providencia são insondaveis !— a morte inexorável, sem se compadecer da fraqueza da esposa e da mãe, nem da innocente orfandade dos filhos descarregou o golpe tremendo e cortou em poucas horas o fio da vida do commendador e de cinco dos seus filhos, victimas todos do contagio que ceifava desapiedado as vidas dos habitantes da cidade de Cadiz, abismada na desolação.

« Potentes potenter tormenta passuri sunt. »

A virtuosa mãe de José Maria— contava este então Cinco annos d'idade— achou-se isolada no mundo, sem seu marido e cinco filhos, com seis orfãos, que a olhavam como asua unica ancora na'quella borrasca com a morte batendo