Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
— 11 —

A grippe e a febre amarella, facilmente confundiveis em sua phase inicial, são ambas acompanhadas de neutrophilia ; na primeira, porém, ha leucocytose e na outra não.

Diremos, em ultima analyse, que a formula hemoleucocytaria é altamente vantajosa ao diagnostico differencial das infecções, quando estudada em suas relações com o evoluir da molestia, quando comparada aos outros elementos morbidos.

Ao prognostico, tambem, é grande o contingente de ensinamentos trazido pelo estudo da reacção leucocytaria.

Metchnikoff estudou a influencia do numero de leucocytos do sangue sobre o evoluir da infecção e, de seus trabalhos, concluiu haver probabilidade de cura quando intensa a reacção leucocytaria.

Outros pesquizadores quizeram estabelecer entre a leucocytose e a febre uma relação de causa e effeito, fazendo da primeira uma funcção da segunda. A experimentação demonstra realmente que a temperatura do animal influencia de modo notavel a cifra de leucocytos no sangue : elevada a temperatura augmenta o numero de globulos brancos ; descida, a consequencia é inversa. Por outro lado a observação clinica mostra um parallelo mais ou menos exacto, no geral, entre a curva thermica e a leucocytose ; em muitas pyrexias os dois elementos, febre e leucocytose, estão em egualdade de nivel, obedecem a uma simultaneidade em suas variações para mais ou para menos.

Fòra, porém, inverter a logica dos factos, querer fazer da leucocytose uma dependencia do elemento febre Mais consentaneo com a razão scientifica é ver nos dois phenomenos effeitos da mesma causa, comprehendel-os como unidades reaccionarias da lucta entre o organismo e o agente morbido.

Isso não quer dizer que a elevação thermica deixe de influenciar beneficamente a reacção dos leuicocytos. Tudo é harmonico na vida da economia, as funcções são correlatas, concurrentes ao mesmo fim que é a