Página:Evocações.djvu/26

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

sagrada, desprendido de todos os elos que intibiem, de todas as convenções que enfraqueçam e banalisem, sem as explorações deshonestas, os extremos de dedicação falsa, as fingidas interpretações dos cynicos apostatas, mas com toda a forte, a profunda, a sacrificante sinceridade, da tua grande alma, conservando sempre intacta, sempre, a flor expontanea e casta da tua sensibilidade.

Para resistir aos perturbadores ululos do mundo fécha-te á chave astral com a alma, essa esphéra celeste, dentro das muralhas de ouro do Castello do Sonho, lá muito em cima, lá muito em cima, lá no alto da torre azul mais alta d'entre as altas torres coroadas d'estrellas.

Vae sereno, bello Iniciado! Vae sereno para esta prodigiosa complexidade de Sentimentos, agora que abandonaste a franqueza rude das montanhas, além, longe, na solidão concentrativa, no silencio banhado de impressionante, communicativa e augusta poesia, da tua terra de selvas e bosques biblicos!

Vae sereno! a cabeça elevada na luz, vitali-sada e resplandescida na nevrosidade mordente da luz e os fatigados olhos sonhadores, graves, ascéticos, attrahidos pelo mysterio da Vida, magnetisados pelo mysterio da Morte...