Página:Evocações.djvu/290

Wikisource, a biblioteca livre
288


288

cordilheiras da Dor, exprimir os ais que a violináram, os soluços que a transportaram ao céo, os desencontrados combates que a despedaçaram! •

Sim! Vasio é tudo no mundo! Os olhos accórdam nesta anciã viva de chorar e de amar! As anciedades (£ue em vão se escondem plangem á flor dos sentidos, diluem-se, íluidiíicam-se e, vagamente, ahi vem então jorrando, vem vindo as lagrimas,..

Sim! Creatura dos Anjos que, no entanto, o Inferno possui o e por fim acabou por estrangular! Coração sangrante! Ser do meu ser! Os outros seres vãos que babujam a terra com a argillosa Infâmia de que são feitos nunca poderão, nunca saberão, meLincolicamentenão, nunca, que hóstia sanguinolenta e travorósa déram-te a commungar na Vida, que pão tenebroso de Paschoa de lagrimas déram-te a devorar, que cálix de vinho lethal, allucinante, sugado ao fel das chagas e das gangrenas propiuáram-te á bocca verminada pelo j)rimeiro beijo de amor, quando tu tinhas as fomes e as sedes vorases, cegas, desesperadas do Não-Ser, quando aspiravas ás formas celestes, (juando sentias, apezar da tua inocuidade de poeira mas, talvez!, pieira de algum divino astro diluido, o insaciável desejo de abranger Infinitos.