Página:Evocações.djvu/293

Wikisource, a biblioteca livre
291


291

abandonada em regiões,longe, vivendo resignado, pasciente, sem queixas, na illuminação theatral, flagrante e acabrunhadora de modernas e autoritárias Civilisações, como o legitimo representante dos seres humanos.

Minh′alma ao cuidar em ti, a considerar nos teus dias, a interpretar a tua mudez, a ver as curiosidades e instinctivos caprichos dos teus movimentos de ser, que dava-se n′uma espécie d′essa melancolia, d′ essa nuance aquebrantadora, desse emovente languor de um verso verlaineano que melancholisa tanto.

Eu, longe que andava, ausente do tecto onde exhalaste o derradeiro gemido, não te pude ver no teu bello e grave desdém tranquillo de morto. Não pude meditar nas ironias secretas e significativas da morte ás vaidades da vida. Não te fui fechar os olhos, conpungidamente, com a delicadesa amoravel das minhas mãos tremulas, nem passar para elles, em fluidos ardentes, o magoado adeus dos meus olhos.

Não te pude diser, de manso, bem junto aos teus olhos e coração moribundos, com toda a volúpia da minha dor, as unctuosas e extremas palavras da separação, as cousas ineffaveis e gementes no dilacerante momento em que os nossos braços abandonam, para nunca mais apertar os

iméML