Página:Evocações.djvu/371

Wikisource, a biblioteca livre
369

369

sempre sepulchralmente fechada ao sentimento herético, á barbara profanação dos sacrílegos.

Assim é que eu sonhara surgirem todas essas aptidões, todas essas feições singulares, dolorosas, irrompendo de um alto principio fundamental distincto em certos traços breves, mas igual, uno, perfeito e harmonioso nas grandes linhas geraes.

Éssa é que fora a lei secreta, que escapara á percepção de philosophos e doutos, do verdadeiro temperamento, alheio ás orchestrações e aos incensos acclamatórios da turba profana, porém alheio por causa, por sinceridade de penetração, por subjectirismo mental sentido á parte, vivido á parte, — simples, obscuro, natural, — como se a humanidade não existisse em torno e 08 nervos, a sensação, o pensamento tivessem latente necessidade de gritar alto, de expandir e transfundir no espaço, vivamente, a sua psychose atormentada.

Assim é que eu via a Arte, abrangendo todas as faculdades, absorvendo todos os sentidos, vencendo-os, subjugando-os amplamente.

Éra uma força occulta, impulsiva, que ganhara já a agudeza picante, acre, de um appetite estonteante e a fascinação infernal, tóxica, de um fugitivo e deslumbrador peccado...