Página:Evocações.djvu/372

Wikisource, a biblioteca livre
370


370

Assim é que eu a comprehendia ém toda a intimidade do meu ser, que eu a sentia em toda a minha emoção, em toda a genuina expressão do meu Entendimento — e não uma espécie de iguaria agradável, saborosa, que se devesse dar ao publico em doses e no gráo e qualidade que elle exigisse, fosse esse publico simplesmente um symbolo, um bonzo antigo, taciturno e cor de oca, uma expressão serôdia, o publico A+B, cujo consenso a Convenção em lettras maiúsculas decretara.

Afinal, em these, todas as idéas em Arte poderiam ser antipathicas, sem preconcebimentos a agradar, o que não quereria dizer que fossem más.

No entanto, para que a Arte se revelasse própria, éra essencial que o temperamento se desprendesse de tudo, abrisse voos, não ficasse nem continuativo nem restricto, dentro de vários moldes consagrados que tomaram já a significação representativa de clichés officiaes e antiquados.

Quanto a mim, originalmente foi crescendo, alastrando o meu organismo, n′uma vehemencia e n′um Ímpeto de vontade que se manifesta, n′um diluvio de emoção, esse phenomeno de temperamento que com subtilesas e delicadesas