Página:Evocações.djvu/373

Wikisource, a biblioteca livre
371


de névoas alvoraes vem surgindo e formando em nds os maravilhosos Encantamentos da Concepção.

O Desconhecido me arrebatara e surprehendêra e eu fui para elle instinctiva e intuitivamente arrastado, insensivel então aos attritos da frivolidade, indiferente, intediado por Índole diante da philaucia lettrada, que não trazia a expressão viva, palpitante, da chamma de uma physionomia, de um typo afirmativamente eleito.

Muitos diziam-se rebellados, intransigentes — mas eu via claro as ficélles dessa rebeldia e dessa intransigência. Rebellados, porque tiveram fome uma hora apenas, as botas rotas um dia. Intransigentes, por despeito, porque não conseguiam galgar as fúteis, para elles gloriosas, posições que os outros galgavam.

Éra uma politicasinha engenhosa de medíocres, de estreitos, de tacanhos, de perfeitos imbecilisados ou cy nicos, que faziam da Arte um jogo capcioso, maneiroso, para arranjar relações e prestigio no meio, de geito a não offender, a não fazer corar o dilettantismo das suas idéas. Rebeldias e intransigências em casa, sob o tecto protector, assim uma espécie de atheismo académico, muito demolidor e feroz, com ladainhas e

í«Lu>iiíÉi;j;,-.t-.i.Vi<..;′′-′-....■:′■";′.-;■-;..■" v-?.: i-í-Ii′---′- / -■ -.l;..-....--′..... à--íJííik:::,:-;. -′.-:::r,?.-l>:.ssãu»»L-ãáisaÈ*ie3câÈ&*.