Página:Evocações.djvu/374

Wikisource, a biblioteca livre
372


.;"′′3<f

872

amuletos em certa hora para livrar da trovoada 6 dos celestes castigos imponderáveis!

Mas, uma vez cá fora á luz crua da Vida e do Mundo, perante o ferro em brasa da livre analyse, mostrando logo as curvaturas mais respeitosas, mais grammaticaes, mais clássicas, á decrépita Convenção com lettras maiúsculas.

Um ou outro, pairando, no entanto, mais alto no meio, tinha manhas de raposa fina, argúcia, vivacidades satânicas, no fundo, frívolas, e que a maior parte, inteiramente oca, sem penetração, não sentia. Fechava systhematicamente os olhos para firf§ir não ver, para não sahir dos seus commodos pacatos de acclamado banal, fazendo esforço supremo de conservar a confusão e a complicação no meio, transtornar e estontear aquellas raras e adolescentes cabeças que por acaso apparecessem já com algum nebuloso segredo.

Um ou outro tinha a habilidade quasi mechanica de apanhar, de recolher do tempo e da espaço as idéas e os sentimentos que, estando dispersos, formavam a temperatura burguesa do meio, portanto corrente já, e trabalhar algumas paginas, alguns livros, que por trazerem idéas e sentimentos homogéneos dos sentimentos e  Erro: O segundo parâmetro deve ser preenchido com a palavra inteira.idéas-