Página:Evocações.djvu/55

Wikisource, a biblioteca livre
53


•de concentração, de generalisação e de syn- "tliese que no momento fatal da Concepção tão <3apciosa se lhe mostrava e tão impiedosamente lhe fugia.

Era como se elle fosse um condemnado ■SL quem estivessem para sempre interdictas as portas livres e luminosas da salvação. Natureza que a intemperante sensualidade, já pela sua tixpressão alcoólica, já pela sua expressão carnal, já pela sua expressão de preguiça inerte e até mesmo, por fim, de gula, ia aos poucos devorando funestamente. Dir-se-hia que procurava nos inebriamentos, vertigens, delírios e perturbações da Carne como que o vehiculo mais prompto, mais fácil, embora inferior, para n′elle fazer mover e canalisar allucinadamente a Sensação que trazia.

As qualidades que lhe tinham de viv unas, homogéneas, condensadas para o espirito, dispersavam-se na sensualidade, transformavam-se em instinctos puramente sensuaes, como que para mais e melhor justificar, aggravando, a sua impotência conceptiva.

Nas claras e fundas horas abstractas de julgamento próprio que cada um tem no seu Intimo, seja o mais puro ou o mais perverso dos homens, o mais superior ou inferior, elle reconhecia toda