Página:Evocações.djvu/54

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
52


52

e singulares, as impressões que o abalavam, queviviam n′elle vida curiosa e intensa, todo esse poderoso esforço tornava-se vão, o pulso, de repente, gelava-se-llie, a mão não agia com efficacia e os pensamentos confusos, embaralhados, emmaranhados, n′uni tropel, fugiam, recuavam como paisagens encantadas, feéricas, como ondulantes zonas de luz que desapparecessem da retina deslumbrada de um opiado visionário.

Um vácuo tenebroso, um vasio sepulcliral. horrível fazia-se logo no seu cérebro, como se uma onda pestífera, violenta e glacial lhe varresse os pensamentos desoladoramente.

Ficava então sufíocado, em anciãs, respirando mal: parece (|ue lhe faltava ar, sol, céo. Ero-uia-se da mesa do trabalho, inquieto, livido;: sentava-se de novo; erguia-se outra vez; sahia. corria, desorientado, desesperado, a vagar n′algum cáes, onde o mar parecia estar de grandes braços abertos para recebel-o, para dar-lhe generosamente toda a seiva dos seus abysmos glaucos;: ou então buscava com anciedade a paz bucólica de abním campo próximo, respirando assim com avidez e consolo o hálito virgem, as sadias emanações fortalecentes da vegetação e das ondas saloadas, como se procurasse haurir n′ellas todoo poder secreto- que não possuia, toda a força