Página:Evocações.djvu/53

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
51


morte!... AM vem ella, irremovível e obliqua... Olha o tempo, olha as horas f ataes que te cahem na cabeça, negras e surdas, fulminando -te, com a inevitabilidade inquisitorial do lento supplicio do pingo d′agua.

Elle ficava, ante estas abaladôras palavras, -em sobresaltos assustadores, aterrado, azoinado e vencido, quasi cambaleando, como um homem que leva de repente em cheio uma forte pedrada •em pleno peito.

Abria-se então na alma inquieta do Capro nm rasgão de mar e estrellas, dava-se no seu temperamento fugitivo um tocsin de alarma um bimbalhar de carrilhões ruidosos, um estrugir de musicas marciaes em marcha, clarões que rompiam névoas de vacilação, de timidez psychica, um flavo e transfigurado accordar de alvoradas, todo um sol de alvoroço e triumpho que o illuminava, impellindo-o ao trabalho tenazmente insistentemente, mergulhando-o na chamma das concepções, dos estylos virgens, das formas não sonhadas ainda — orbitas estrelladas e azues onde a sua astral natureza com tanta anciedade gyrava.

Mas desde que essas transfigurações o impul-sionavam ao trabalho, desde que elle procurava traduzir, por formas caprichosamente sensacionaes