Página:Evocações.djvu/69

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
67


67

homens de hoje. E, então, branco e illuminado Lusbel, mais claro do que nunca, verás que os olhos dos homens sd luzem diante do dinheiro! Que pelo Amor nenhum se sente com animo de brandir um facho, de agitar um gladio ou desfraldar uma bandeira! Que pelo Sacrifício nenhum se arrojará nos Nirvanas transcendentes, porque doe muito abandonar o Conforto! Que pela Abnegação nenhum se collocará na vanguarda, porque custa muito anniquilar o Interesse.


Bem sei que tu, ainda com uns restos de clemência, não sei se diabólica, não sei se divina, acharás paradoxal esta intuitiva prophecia; mas, para te fazer apagar de uma vez as ultimas claridades de crença inexperiente que ainda conservas na alma, vou ministrar-te um rápido e curioso exemplo — synthese preciosa de que o Sentimento está metallizado em ouro, de que a alma anda em cheques universaes, no cambio feroz do egoismo humano:

— Meu filho, ouvi perguntar um dia a uma creança de sete para oito annos que chegara desse rude e corrupto mundo europeu a tentar fortuna nestas novas terras azues, — meu filho, você, com certeza, deixou lá fora família, sua mãe, seu pae, não V.