Página:Exaltação (1916).pdf/170

Wikisource, a biblioteca livre
— 162 —

— Aristoteles já dizia que o homem ama a sensação; mas haja cuidado porque de tal excesso poderá vir certa apathia.

— Apathia? — repetiu ella. surpresa. Não creio porque nunca sinto as mesmas impressões. São fortes justamente, porque são sempre novas. Meu Deus, trago em o ser, extensões, alternativas, profundezas... — E ahi a sua voz teve accentos de desespero e de abatimento.

Theophilo approximou-se um pouco, seu coração se desfazia em piedade, em curiosidade. A estravagancia da Senhora de Assis começava de fascinal-o.

— Mas deve soffrer muito, e tambem gosar muito — ao pronunciar essa palavra elle estremeceu levemente sem mesmo saber por que.

Ladice, de olhos baixos, respondeu-lhe:

— Tudo em mim é forte: Sou como o fogo, como a terra, como a agua... Sou uma força...

Theophilo olhava-a admirado; exultava de ver um perfil tão franzino ter a ousadia de se julgar um elemento, um poderio, uma ascendentia; e, enciumado, attribuia essa vehemencia de temperamento ao milagre da vida, da juventude, da exaltação; e, agoniado, desejava ter dez annos de menos. Em este momento um temor inexplicavel se lhe apoderou do espirito: — é que essa mulher poderia morrer brevemente sem que elle lhe conhecesse os mysterios que o deslumbravam...

— Lembre-se entretanto, de que as cordas das lyras dos psalterios, dos bangos se arrebentam quando a musica é arrebatada, impetuosa...